Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada lança site

O Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) lançou nesta semana o site www.gca.unijui.edu.br. A elaboração do site faz parte da estruturação do grupo e também procura dar visibilidade nacional e internacional à pesquisa que se vem desenvolvendo por meio da divulgação de suas ações e resultados científicos.

O GCA foi criado em Julho de 2013 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico da região de inserção da UNIJUI e a internacionalização da sua pesquisa. Sua atuação envolve o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e o curso de graduação em Ciência da Computação da UNIJUI nos campus de Ijuí e Santa Rosa.

Atualmente o grupo conta com seis professores da instituição, dois professores estrangeiros, da Universidade de Sevilha (Espanha) e da Universidade Autônoma do Chile (Chile), que atuam como colaboradores em projetos de pesquisa do grupo, 17 alunos, sendo dez bolsistas de iniciação científica, três voluntários e quatro mestrandos. A pesquisa desenvolvida pelo grupo concentra-se nas linhas de engenharia de software e inteligência artificial, nas quais há em execução três projetos de pesquisa.

Alguns objetivos do grupo são:

  • Contribuir, de forma qualificada, com os cursos de graduação da UNIJUI, em especial, Ciência da Computação trazendo o estado-da-arte para dentro da sala de aula;
  • Criar uma vinculação entre a graduação e a pós-graduação da UNIJUÍ, para que os alunos egressos, em especial, do curso de Ciência da Computação prossigam seus estudos nas linhas de pesquisa vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia da UNIJUÍ;
  • Estimular que os alunos de Iniciação Cientifica do grupo possam se tornar futuros pesquisadores;
  • Fomentar a mobilidade internacional de estudantes, especialmente, entre as instituições de ensino superior estrangeiras com as quais a UNIJUI tem estabelecidos convênios de colaboração.